domingo, 6 de março de 2022

UM SERMÃO ENTENDIDO EM DIVERSOS IDIOMAS

 




No livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos 4 e seguintes, conta-se que todos os Apóstolos, após receberem o Espírito Santo, "começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se exprimirem". E diz ainda que achavam-se em Jerusalém judeus piedosos vindos de todas as nações que há debaixo do céu, e cada um os ouvia em seu próprio idioma. Isto é o que se chama dom de línguas.

Ora, este dom de línguas também se manifestou no Bem-aventurado Antônio, conforme o relato da Legenda Benignitas, capítulo XV, I, que segue:

“Encontrando-se o homem de Deus na Cúria Romana ocupado em assuntos referentes à Ordem, aconteceu reunir-se lá uma enorme multidão de gente de ambos os sexos e de diferentes línguas, no intuito de ganharem as indulgências das solenidades pascais. Por incumbência do Sumo Pontífice, estava ele a pregar solenemente a esses peregrinos, e eis que a graça do Espírito Santo, tal como acontecera aos Apóstolos no dia do Pentecostes, realizou a maravilha de lhe tornar as palavras tão sublimes e encantadoras, que cada um dos ouvintes o escutou perfeitamente e compreendeu com toda a clareza na linguagem da terra onde nascera e aprendera a falar. Assim o confirmaram mais tarde como absolutamente certo muitos desses ouvintes”.

Santo Antônio de Pádua, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF