PRÓLOGO
Essa coroinha compõe-se de treze contas. Em cada uma faz-se a correspondente invocação e reza-se um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória.
As treze invocações recordam os treze privilégios concedidos por Deus a Santo Antônio, como estão indicados no Si Quaeris, composto em honra do santo por nosso seráfico doutor São Boaventura.
Este devoto exercício pode servir para as treze terças-feiras, ou domingos seguidos, a fim de impetrar do santo alguma graça. Adverte-se, porém, alma cristã, que quem pede, deve antes preparar sua alma para rezar com confiança, com atenção, com humildade e com perseverança. São Bernardo assegura que, quando a oração é fiel, humilde e devota, penetra infalivelmente no céu e jamais volve à terra sem ser ouvida.
COROINHA
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Oração
Deus misericordioso, aceitai benigno a mediação do vosso devoto servo Santo Antônio, para que, por seu intermédio, possa conseguir a graça [peça a graça] que humildemente vos peço. E vós, meu glorioso protetor, não me desampareis; intercedei por mim, e fazei que seja sincera a minha devoção e, por isso, sejam-me perdoados todos os meus pecados, dos quais de todo o coração me arrependo; aqui prostrado, com firme esperança, a vossos pés, espero alcançar a graça pedida por vossa intercessão.
Deus, in adjuntorium meum intende.
Domine, ad adjuvandum me festina.
Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
Sicut erat in principio et nunc et semper et in saecula saeculorum.
Amen.
1- Santo Antônio, que ressuscitais os mortos, rogai por todos os agonizantes e pelos nossos queridos defuntos.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
2- Santo Antônio, apóstolo infatigável do Evangelho, defendei-nos contra os erros dos inimigos de Deus e rogai pelo Sumo Pontífice e pela santa Igreja.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
3- Santo Antônio, poderoso amigo do Coração de Jesus, livrai-nos das calamidades que nos ameaçam por causa dos nossos pecados.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
4- Santo Antônio, que expulsais os demônios, fazei-nos triunfar das suas ciladas.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
5- Santo Antônio, lírio de celestial pureza, purificai-nos das manchas da alma e livrai nosso corpo de todo perigo.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
6- Santo Antônio, que dais saúde aos enfermos, curai as nossas doenças e conservai-nos a saúde.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
7- Santo Antônio, guia dos caminhantes, conduzi ao porto de salvamento os que andam sobre as águas do mar ou correm perigo de perder-se; e acalmai as ondas agitadas das paixões que nos perturbam o espírito.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
8- Santo Antônio, que dais liberdade aos cativos, livrai-nos do cativeiro do pecado.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
9- Santo Antônio, que dais o uso de seus membros a jovens e a anciãos, conservai-nos o uso perfeito dos sentidos do corpo e das faculdades do espírito.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
10- Santo Antônio, que deparais as coisas perdidas, fazei que achemos o que perdemos, na ordem espiritual e corporal.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
11- Santo Antônio, inflamado de amor à Virgem santíssima, fazei-nos amigos de Jesus e de Maria.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
12- Santo Antônio, que socorreis toda indigência, assisti-nos em nossas necessidades, dai pão e proporcionai honesto trabalho aos que dele carecem.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
13- Santo Antônio, nós que reconhecidos proclamamos o vosso maravilhoso poder e vos damos graças por vossos favores, vos pedimos nos assistais em todos os dias de nossa vida.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Oração
Glorioso Santo Antônio, se todos os que a vós recorrem experimentam vosso valioso patrocínio, e todos os vossos devotos paduanos atestam vossa grande caridade, fazei que me encontre neste número afortunado. Intercedei por mim, intercedei pelas almas do purgatório, pelo Sumo Pontífice, e por todos os membros do corpo místico de Jesus Cristo, a Santa Igreja católica, apostólica, romana. Assim seja.
Pelas almas do purgatório:
Pai-Nosso, Ave-Maria, "E as almas dos fiéis defuntos pela misericórdia de Deus descansem em paz". Amém.
Pelas intenções do Sumo Pontífice:
Pai-Nosso e Ave-Maria.
Glorioso Santo Antônio, antes de apartar-me de vós, abençoai-me e fazei que esta benção me ajude a confiar sempre e cada vez mais em vós e a conservar-me sempre fiel à santa e divina lei de Jesus Cristo, a quem seja dada glória por todos os séculos dos séculos. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário