segunda-feira, 23 de maio de 2022

TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

 


SEXTO DIA


Eu vos saúdo, grande Santo Antônio, pai e protetor. Eis-me humildemente prostrado a vossos pés para pedir-vos intercedais por mim diante de nosso Senhor Jesus Cristo, para que ele se digne conceder-me, por vosso intermédio, a graça que desejo (pede-se a graça), se for da vontade de Deus, à qual me submeto inteiramente. Pe­ço-vos isso, amável santo, pela firme confiança que tenho em Deus, a quem servistes fielmente, e pela confiança que deposito em Maria, a quem tanto honrastes. Imploro-vos, pelo amor desse doce Jesus-menino, que carregastes em vossos braços. Suplico-vos, por todos os favores que ele vos concedeu neste mundo, pelos prodígios sem número que Deus operou e continua a operar diariamente por vossa intercessão. Peço-vos, enfim, pela grande confiança que tenho em vossa proteção. Assim seja.


Caridade de Santo Antônio

Uma alma que vai ao encalço de Deus não para nunca; com os olhos fixos no céu, não vê obstáculos e, se acontece a tribula­ção atingi-la, exclama com São Paulo: Superabundo de alegria no meio de minhas tribulações. Que pode desanimar uma alma enamorada do amor de Deus? Santo Antônio era uma dessas almas. Cheio de compaixão pelos pobres pecadores, caminha para eles sem desfalecimentos, e a misericórdia que lhes testemunha reconcilia-os com Deus, e ganha-os definitivamente. A caridade e urgentes solicitações triunfam dos corações mais endurecidos. Os fracos, os hesitantes os aflitos acham sempre nele um pai, um amigo, um consolador. Sua paciência no augusto ministério da confissão é inesgotável. Nada o demove. A saúde, embora fraca e delicada, não o priva de aí passar uma grande parte de seu tempo; em compensa­ção, a confiança que depositam em sua direção opera prodígios.

Um dia, um pobre pecador estava tão sufocado pela emoção e arrependimento de seus pecados, que lhe era impossível proferir uma só palavra. O benfeitor lhe aconselhou, então, de trazer os pecados por escrito. O penitente obedeceu, mas quando o homem de Deus recebeu o papel das mãos do penitente, a escrita tinha desaparecido; estava tão limpo o papel, como se nada tivesse escrito! (Bol.; Vit. Ant. c. 13).

Que alegria para a alma desse homem, ouvir o santo dizer: “Ide em paz, meu irmão, Deus tudo perdoou”.

Ó caridoso médico das almas, Santo Antônio, vosso zelo em ouvir os pecadores prova o quanto os amais. Apesar de vossas enfermidades e numerosas fadigas, passais dias inteiros a reconciliá-los com Deus; e eu, coberto de pecados, culpado diante de Deus e dos homens, difiro, rebato, para não me incomodar, e também por indiferença. Queixo-me de esperar alguns momentos para receber meu perdão, que Jesus Cristo mereceu-me depois de trinta e três anos de trabalhos. Para recobrar a saúde do corpo, ganhar um processo, colocar-me honradamente, adquirir a estima do mundo, fatigo-me de manhã à noite, tomo remédios amargos, submeto-me a operações dolorosas, faço sacrifícios de dinheiro e amor próprio; e, para purificar minha alma, para ganhar o céu, hesito, lastimo o tempo perdido, temo um instante de confusão e recuso os remédios.


Exemplo

Havia quatro séculos que Santo Antônio de Pádua ilustrava o mundo com seus milagres, quando uma senhora de Bolonha, sem filhos, sabendo dos numerosos benefícios do taumaturgo, suplicou-lhe ter piedade dela, e acabar com o longo castigo de sua esterilidade.

Uma noite, e num sonho misterioso, o santo apareceu-lhe e disse: “Ide nove terças-feiras seguidas visitar a igreja dos frades menores. Fazei aí a santa comunhão, e vossos desejos serão realizados”. Ela seguia prescrição do santo, e ele, por sua vez mostrou-se fiel à promessa que fizera.

Máxima de Santo Antônio: “Os pecados dos cristãos serão cobertos de confusão maior que os dos judeus e dos pagãos”.


Oração

Santo Antônio de Pádua, amigo dos pecadores, por que não vos invoqueis há mais tempo para obter a cura de minha alma da dor dos meus pecados? suplico-vos, fazei que para o futuro tema o pecado, evite as ocasiões, e que se, por desgraça, recair em meus maus costumes, ao menos não permaneça no mal. Sou tão fraco que tudo temo; mas se vos dignais velar por minha alma, parece-me que então poderei perseverar. Meu santo protetor, será inutilmente que a vós me recomendo e o nome de Antônio não será ainda hoje como outrora terrível ao inferno, poderoso no céu e aben­çoado na terra? Por piedade, consenti que insista junto de vós, para merecer este favor, que solicito durante estes treze dias. Assim seja.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF