terça-feira, 19 de março de 2024

Exortação de Santo Antão aos Monges - discernimento dos espíritos e exortação à virtude

 

Retirado do livro "Vida de Santo Antão", escrito por Santo Atanásio (parte II, 3.3).

"As Escrituras bastam realmente para nossa instrução. No entanto, é bom para nós alentar-nos uns aos outros na fé e usar da palavra para estimular-nos. Sejam, por isso, como meninos e tragam a seu pai o que saibam e lho digam, tal como eu, sendo o mais velho, reparto com vocês meus conhecimento e minha experiência.

domingo, 17 de março de 2024

O uso do vocativo em exemplos


Expusemos em outro escrito o que é o vocativo. Mas para que o leitor compreenda melhor e aprenda de fato a utilizar o vocativo, desta vez oferecemos menos teoria e mais exemplos do uso desta importante função sintática da língua portuguesa.

sábado, 16 de março de 2024

O substantivo

 

I- O que é e como se classifica

 

O substantivo é uma das classes gramaticais, juntamente com o adjetivo, o verbo, o advérbio, os conectivos e as interjeições. Carlos Nougué define substantivo (ou nome) como aquilo de que nos valemos para significar substâncias ou coisas entendidas, de algum modo, como substâncias.

sábado, 9 de março de 2024

As Classes Gramaticais

 

Diz Carlos Nougué, em sua Suma Gramatical[1], que a linguagem reflete de algum modo em suas construções a própria estrutura da realidade, razão pela qual as classes de palavras expressam, também de algum modo, as dez categorias ou gêneros máximos do ente.

sábado, 2 de março de 2024

Correta pronúncia dos verbos pugnar, impugnar, dignar-se e indignar-se


Os verbos pugnar, impugnar, dignar-se e indignar-se são de primeira conjugação. Relembre-se que há três conjugações: os verbos terminados em –ar (primeira), os verbos terminados em –er (segunda) e os verbos terminados em –ir (terceira).

O uso do vocativo


O vocativo exerce função essencial para a perfeita compreensão de um texto, ainda que se trate de um texto informal.
Print Friendly and PDF