terça-feira, 13 de setembro de 2022

DEVOTO EXERCÍCIO EM SUFRÁGIO DAS ALMAS DO PURGATÓRIO

 


“Um Anjo Libera Almas do Purgatório” – Lodovico Carracci (1555-1619).


1 º - Devotíssimo santo Antônio, vós que tanto amastes Jesus, e tivestes tão terna compaixão das almas do purgatório, impetrai-me de Deus uma viva fé, uma ardente caridade para que, beijando a chaga do pé esquerdo de nosso amantíssimo Senhor crucificado, possa conseguir dele misericórdia para as almas de meus parentes que sofrem no purgatório. Sim, meu Jesus, misericórdia para aquelas almas benditas.

Padre nosso, Ave Maria e Requiem.


2º - Terníssimo santo Antônio, que nunca deixastes em vossa vida de beijar os pés de Jesus crucificado, e à vista de suas chagas amastes heroicamente as almas do purgatório, animai minha fé e minha caridade, afim de que eu possa imprimir um terno beijo na chaga do pé direito do meu Redentor crucificado, e obtenha dele misericórdia para meus amigos, benfeitores e irmãos que penam no purgatório.

Sim, meu Jesus, misericórdia para aquelas almas benditas.

Padre nosso, Ave Maria e Requiem.


3° - Amabilíssimo santo Antônio, vós que conformastes todas as ações de vossa vida pelo modelo dos predestinados, Jesus crucificado, impetrai-me que eu, com viva fé e ardente caridade, beije a chaga da mão esquerda de nosso Redentor crucificado e que dele receba misericórdia para aquelas pobres almas mais abandonadas e privadas de sufrágios e que têm mais tempo de purgatório. Sim, meu Jesus, misericórdia para aquelas almas abandonadas.

Padre nosso, Ave Maria e Requiem.


4º - Graciosíssimo santo Antônio, vós que, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, abristes vossas mãos benfazejas para socorrer o vosso próximo necessitado, tocai meu coração de terna compaixão, para que, beijando com viva fé e amoroso transporte a chaga da mão direita de meu Senhor crucificado, obtenha dele piedade para aquelas almas benditas que não foram em vida amorosas para os pobrezinhos. Sim, meu Jesus, misericórdia para aquelas queridas almas.

Padre nosso, Ave Maria e Requiem.


5° - Amorosíssimo santo Antônio, que durante vossa vida mortal unicamente amastes a Jesus, e pelo Amor crucificado tivestes infinita caridade com o próximo, impetrai-me a graça de amar (quanto é capaz meu coração) a quem tanto nos amou e nos ama, fazei que com viva e ardente caridade beije a chaga do sacratíssimo lado, receba de Jesus perdão e misericórdia para aquelas almas que penam no purgatório, por não terem em vida adorado, com reverência, o santíssimo Sacramento e recebido a Santa Comunhão com as devidas disposições. Sim, meu Jesus, misericórdia e perdão para aquelas pobres almas que agora expiam no purgatório sua frieza e negligência.

Padre nosso, Ave Maria e Requiem.


Conclui-se com o salmo:



De profundis clamavi ad te, Domine: Domine, exaudi vocem meam.

Fiant aures tuae intendentes in vocem deprecationis meae.

Si iniquitates observaveris, Domine: Domine, quis sustinebit?

Quia apud te propiatio est, et propter legem tuam sustinui te, Domine.

Sustinuit anima mea in verbo ejus: speravit anima mea in Domino.

A custodia matutina usque ad noctem: speret Israel in Domino.

Quia apud Dominum misericordia: et copiosa apud eum redemptio.

Et ipse redimet Israel: ex omnibus iniquitatibus ejus.



V. Requiem aeternam dona eis, Domine.

R. Et lux perpetua luceat eis.

V. A porta inferi.

R. Erue, Domine, animas eorum.

V. Requiescant in pace.

R. Amen.

V. Domine, exaudi orationem meam.

R. Et clamor meus ad te veniat.



OREMUS. Fidelium Deus omnium Conditor et Redemptor, animabus famulorum famularumque tuarum remissionem cunctorum tribue peccatorum: ut indulgentiam quam semper optaverunt, piis supplicationibus consequantur. Qui vivis et regnas in saecula saeculorum. Amen.

V. Reguiem aeternam dona eis, Domine.

R. Et lux perpetua luceat eis.

V. Requiescant in pace.

R. Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF